
Projeto Político-Pedagógico Vivo
Consórcio Intermunicipal Amvapa Educa, Cocreare e o parceiro técnico Ipcic, juntos, formando Cidades Educadora
Durante o ano de 2024, a Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa Educa) estabeleceu uma parceria técnica com a Cocreare, para a execução de projeto de formação e assessoria educacional "Projeto Político-Pedagógico Vivo" (PPP Vivo).
10 municípios do Alto Vale, por intermédio de seus Secretários de Educação, aderiram a ação regional: Arandú, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Cerqueira César, Iaras, Itaí, Pirajú, Sarutaiá, Taguaí e Taquarituba. O projeto colaborativo intermunicipal viabilizou a formação e assessoria dos gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) de 76 escolas das Redes Municipais de Ensino revisarem seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e promoverem o desenvolvimento das competências da BNC-Diretor (Parecer n.4/2021) e revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). Além disso, o projeto também envolveu o monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) dos municípios, com alinhamento e revisão de metas institucionais
O projeto teve início em 23 de novembro de 2023 e foi finalizado em 05 de novembro de 2025.

Mapa dos municípios do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema, com destaque para os participantes do Projeto PPP Vivo. 2024.
Sobre o Projeto PPP Vivo
A Formação Continuada é baseada no aprendizado pela ação, no qual os participantes elaboram e/ou revisam os projetos político-pedagógicos das escolas por etapas, ao longo dos módulos do curso.
Durante o processo, as escolas das Redes Municipais são organizadas em territórios educativos e assessoradas para alinhar sua proposta pedagógica à BNCC, aos princípios e valores dos Direitos Humanos, Gestão Democrática e da educação integral. São realizadas atividades de escuta ativa com as comunidades escolar e local e incentiva a participação ativa de todos os segmentos. Os conselhos escolares, grêmios estudantis e conselhos mirins são engajados no processo, sendo chamados à colaborarem com o planejamento escolar.
Objetivos da Formação PPP Vivo

Pilares da Formação PPP Vivo




Inovação: metodologias ativas e acompanhamento das atividades práticas por tutores
Com uma equipe formada por educadores e especialistas em políticas públicas em parceria com o Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais (Ipcic), a Cocreare coordenou um projeto com aulas na modalidade on-line síncronas, presenciais e atividades práticas assíncronas. Entre as oficinas, os gestores escolares foram acompanhados por especialistas, tutores e mentores que orientaram o desenvolvimento de atividades práticas, a partir de material didático especialmente pensado para auxiliar na gestão e planejamento da escola.

Lilian Rosa

Alícia Freijo

Helena Rosa
Facilitadores e tutores da Formação PPP Vivo


Sandra Molina
Marlene Trivellato

Maurício Martins

Adriana Silva
Parceria com o Ipcic | Portal C para formar uma equipe formadora especializada em políticas públicas, planejamento estratégico e educação.
Acesse aqui para conhecer o Ipcic
Uso de tecnologias para facilitação das aulas on-line
Árvore de Problemas no Miro: nas aulas on-line, a formação proporcionou interação e atividades práticas de resolução de problemas reais das escolas do Alto Vale do Paranapanema. No exemplo, abaixo, o exercício foi do estudo das causas-raiz de um dos problemas enfrentados na região: Fragilidade na relação família-escola-comunidade. Com a técnica "Arvore de Problemas" e a ferramenta Miro, os gestores escolares discutiram e construíram coletivamente o escopo das múltiplas causas e consequências do problema identificado. Ao final, discutiram planos de intervenção para busca de soluções.


Assistas a duas aulas sobre gestão de problemas ministradas na Formação PPP Vivo
Exercício de Priorização com matriz GUT no Mentimenter: outro exercício prático realizado de maneira coletiva pelos gestores escolares dos 10 municípios, durante as aulas on-line foi técnica de Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). Usando a plataforma Mentimenter, os participantes interagiram e praticaram como definir prioridades na escola.
A partir dos principais problemas identificados nos diagnósticos realizados pelos gestores, discutiu-se aqueles que mais impactavam negativamente na aprendizagem dos alunos.

Imagem da plataforma Mentimenter. Facilitação de oficina de priorização de problemas na educação pública municipal, com matriz GUT. 2024.
Desenvolvimento profissional do gestor escolar: BNC do diretor
Toda a formação foi estruturada com objetivos de aprendizagem alinhados ao desenvolvimento das competências e habilidades esperados para o gestor escolar, de acordo com o Parecer n.4/2022 (BNC - Diretor Escolar). Planejamento, técnicas de engajamento, escuta ativa, diagnóstico, gestão por evidências, análise de dados educacionais, priorização de problemas, construção de metas e estratégias, monitoramento e avaliação foram algumas das metodologias e ferramentas trabalhadas. O curso foco no desenvolvimento profissional da dupla gestora: diretores e coordenadores pedagógicos.

Keli Machado, Secretária de Educação de Sarutaiá, SP, e os diretores da Rede Municipal aprendem técnicas para diagnosticar os potenciais educativos do território para implementação no currículo. 2024.
Fala, Gestor Escolar!

"O curso foi de suma importância para desenvolver o conhecimento dos gestores em diversos quesitos, principalmente acerca das suas funções e responsabilidades."
Larissa Franciele M. Bérgamo. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Delmira Teresina Villa Gobbo, Taguaí, SP.
"Enquanto coordenadora pedagógica me especializei muito com esse curso ampliei minha visão de gestão e pude auxiliar minha diretora em todos os outros aspectos".
Priscila Ferreira dos Santos Rebequi, Coordenadora Pedagógica em Pirajú, SP.
"Foi muito bom participar da formação e elaboração do PPP, pois houve crescimento e aperfeiçoamento na aprendizagem. Gratidão!"
Rosangela Monteiro, Diretora Escolar do CEI Monteiro Lobato, Itaí, SP.
Participação democrática e colaboração: estratégia de construção coletiva dos PPPs nas Redes Municipais de Ensino
Desde o primeiro dia da formação com os municípios da Câmara Técnica de Educação do Consórcio Amvapa, ocorrida no dia 08 de março de 2024, houve o incentivo para o trabalho colaborativo entre as escolas das Redes Municipais. A cooperação ocorreu tanto entre os Dirigentes Municipais de Educação, que colaboraram e trocaram experiências na construção das diretrizes para as propostas pedagógicas das escolas, como entre as Unidades Escolares de cada município, que trabalharam juntas.
Assista ao vídeo da primeira oficinal presencial da Formação PPP Vivo, ocorrida no município de Taquarituba, SP, no dia 8 de março de 2024.
Territórios Educativos: colaboração entre as escolas
As Redes Municipais de Educação dos 10 municípios foram territorializadas. As unidades escolares foram organizadas em territórios educativos, agrupadas por atendimento à demanda, proximidade geográfica e características da comunidade. Cada território educativo formado por um determinado grupo de escolas, foi orientado e incentiva a diagnosticar coletivamente o entorno das escolas e pensar estratégias conjuntas de atendimento às necessidades da comunidade.
Reunidos em grupos, os diretores escolares e coordenadores pedagógicos das unidades escolares do território, trabalharam juntos, mapeando os potenciais educativos que integrariam as práticas pedagógicas (saberes, dinâmicas, lugares e agentes). Para isso, fui utilizada a ferramenta Google Earth com auxílio no registro e visualização dos potenciais identificados.


Do lado esquerdo: Grupos de trabalho - Diretores e coordenadores dos territórios educativos com escolas de diferentes etapas e modalidades, mas que atendem o mesmo território, trabalhando com os mapas do território para identificação dos potenciais educativos. Do lado direito: mapa do Google Earth do Município de Pirajú, SP.. Cada município trabalhou com um mapa, com a localização das unidades escolares, a partir disto, foram localizados os agentes, saberes, dinâmicas e lugares no entorno das unidades. Cocreare, 2024.

Durante todo o período de formação, os diretores escolares de cada um dos territórios educativos foram incentivados a se reunirem para debaterem problemas e demandas comuns da comunidade.
Na foto, os diretores de um territórios educativos de Taquarituba realizam encontro para o mapeamento dos saberes, dinâmicas, lugares e agentes, para pensarem estratégias conjuntas para os PPPs das escolas.
Na foto: Diretores Eduardo, Denise, Ana Lúcia e Marisa, das EMEI Flávia Grassieli, EM Maria Esther de Paschoal, EM Maria de Lourdes Medeiros Rolim, EM Jacyra Lopes Rodrigues. Taquarituba, 2024.

Para impulsionar a colaboração entre as escolas, os tutores organizaram encontros entre os diretores escolares de um mesmo território, para discutir metas conjuntas para colaboração entre as unidades escolares.
Na foto: Diretores Vania, Elza e Elizete, de um dos territórios educativos de Cerqueira César discutem a Missão e as Metas conjuntas, mediados pela profa. Sandra Rita Molina., 2024.
Participação dos Conselhos Escolares
Com assessoria técnica da Cocreare, as unidades escolares do território atuaram para implantar seus Conselhos Escolares (aquelas que ainda não tinham o órgão), ou reorganizar e ativar a participação dos conselheiros. Os membros não apenas tomaram conhecimento da revisão dos PPPs, mas participaram ativamente em sua elaboração, sob a coordenação da gestão escolar das escolas.
Na foto: Membros do Conselho Escolar do Centro de Educação Infantil José Gonçalves de Sousa, de Itaí, se reúne para debater o PPP. 2024 [ Foto enviada pela gestão escolar]

Engajamento dos Professores
As escolas engajaram os docentes realizando HTPC coletivos. A participação dos professores na construção do PPP é uma exigência prevista na LBD, mas, acima de tudo, é uma condição para a implementação efetiva da gestão democrática, valorização docente e melhoria do clima escolar.


Nas fotos, escolas do Município de Itaí. Professores discutem coletivamente em HTPC, a construção do PPP da unidade escolar. O engajamento dos docentes gerou frutos. De uma maneira geral, os gestores escolares dos municípios relataram uma melhoria significativa da participação e motivação com melhoria do clima escolar. À esquerda, Centro de Educação Infantil Prof. José Gonçalves de Sousa, Itaí, SP. 2024 [fotos enviadas pelos gestores escolares]
Participação da família na revisão dos PPPs e Projetos da Escola
Educação de qualidade social é dever do Estado e da Família, que devem atuar conjuntamente para garantir aprendizagem e bem-estar para as crianças e adolescentes. Para garantir este princípio, os diretores escolares das escolas participantes do projeto foram motivados a realizar Escuta ativa com todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis.

Reunião com pais da Escola Maria Angelina Tannus, de Itaí, discutindo Projeto que está sendo implementado e inserido no PPP. 2024. [fotos enviadas pelos diretor escolar]

Fala, Gestor Escolar!
"A participação dos professores na elaboração do PPP e proximidade das famílias devido a um projeto inspirado pelo PPP."
Diretora Escolar da EMEI Prof Angelina Maria de Almeida Tannus, Itaí, SP.
"[Melhorou positivamente] Principalmente a participação e engajamento dos Professores e famílias".
Diretora Escolar da EM Jacyra Lopes Rodrigues, de Taquarituba, SP.
Escuta e participação de quem mais importa: os alunos
Os Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos realizaram escuta ativa com os Grêmios Estudantis (Fundamental II) e representantes de alunos. Na educação infantil, as escolas, como a EMEI Maria Aparecida Barros Maluli, de Pirajú, optaram por engajar os alunos da educação infantil organizando o Conselho Mirim e levantando as suas expectativas e sonhos para a escola. Nas escolas onde não foi implantado o Conselho, as crianças pequenas e bem pequenas foram ouvidas com o auxílio do professor.

Fala, Gestor Escolar!
"A Formação PPP Vivo consolidou o significado de Gestão Democrática em nossa Unidade Escolar. O diálogo, a parceria entre equipe escolar, Conselho Mirim, Conselho de Escola, APM, grupo de pais no WhatsApp, Departamento de Educação, troca de experiências entre escolas do Território Educativo... foram vivências que com certeza mudaram o jeito de ser, de fazer e refletir para que a identidade da escola permaneça Viva, Ativa e siga proporcionando igualdade, equidade, alegria, brincadeiras, interações e desenvolvimento integral para nossas pequenas cidadãs."
Maria Inês Rufatto da Silva, Diretora Escolar da EMEI Maria Aparecida Maluli, Piraju, SP.



Nas fotos, a Diretora Maria Inês R. da Silva, da EMEI Maria Aparecida Barros, de Pirajú, fala com os alunos que compõe o Conselho Mirim. Durante a escuta, ela incentivou os alunos a registrarem as suas demandas, necessidades. Uma das perguntas foi: Qual a escola dos seus sonhos. No final, os resultados da escuta foram integrados à proposta pedagógica da escola. 2024. [Fotos enviadas pela diretora e autorizado o uso].
Ao final do projeto foi realizada uma pesquisa de satisfação e de avaliação do alcance dos objetivos de aprendizagem e dos impactos na unidade escolar. A pesquisa revelou uma avaliação muito positiva, com a maioria dos 73 respondentes destacando melhorias significativas na participação da comunidade escolar, nas práticas de gestão e planejamento , além de um aumento do engajamento de conselhos escolares e na organização interna, por parte dos segmentos da comunidade. Os gestores atribuíram uma média de 5 estrelas à formação, tutoria e assessoria, apontando uma percepção positiva em relação ao conteúdo, metodologia e suporte oferecido.

Nuvem de palavras geradas a partir dos pontos mais relevantes indicados pelos participantes da Formação PPP Vivo.
Avaliação do Projeto PPP Vivo pelos participantes
Fala, Gestor Escolar!
"Foi uma experiência muito valiosa, a formação ajudou muito, sozinhas jamais teríamos concluído um PPP tão completo e ativo!"
Relato da Diretora Escolar do EMEI Margarida Alher Goes, do município de Sarutaiá, SP.



Outras ações que a Cocreare assessorou os municípios durante a realização do Projeto PPP Vivo
A assessoria dos consultores da Cocreare aos municípios inclui orientações técnicas e acompanhamento em: Monitorando e avaliando os resultados dos Planos Municipais de Educação (PME); atualização ou elaboração de diretrizes para educação integral e territórios educativos; implementação de política de Educação Inclusiva (incluindo diretrizes para equidade e redução das desigualdades educacionais - Leis 10.639/2004 e 11.645/2008) e atendimento educacional especializado (AEE); regulamentação de Conselhos e Grêmios Estudantis, implementação de Sistema Municipal de Educação.

Formação Continuada PPP Vivo
Entre março e setembro de 2024, os gestores escolares de 76 unidades das Redes Municipais de Ensino dos 10 municípios participantes do projeto, participam de aulas presenciais e on-line sobre planejamento escolar. Entre as oficinas, recebem orientação de tutores especializados para elaboração das atividades de revisão do Projeto Político-Pedagógico, tais como: diagnóstico de aprendizagens, leitura e interpretação de indicadores educacionais e elaboração de estratégias; gestão da equidade; gestão por evidências; aplicação dos princípios da BNCC, Direitos Humanos, Gestão Democrática e Educação Integral na gestão escolar e práticas pedagógicas; elaboração de plano de ação e de gestão escolar; monitoramento e avaliação.

Implementação e/ou consolidação da Gestão Democrática na Escola
Assessoria e formação continuada para implementação de Conselhos Escolares, Grêmios Estudantis e Conselhos Mirins, com orientação de como engajar estes órgãos na revisão do Projeto Político-Pedagógico.
Os gestores escolares refletiram e aprenderam a usar instrumentos práticos para realizar diagnóstico e escuta com a comunidade escolar. Implementação de estratégias de organização dos horários de trabalho coletivo docente.

Indicadores e parâmetros de qualidade na Educação Infantil
Formação e assessoria para diagnóstico e análise de indicadores de qualidade na educação infantil; elaboração de diretrizes; aplicação dos princípios da educação de qualidade na educação infantil; estabelecimento de rotinas alinhadas à BNCC e às diretrizes nacionais para Educação Infantil; desenvolvimento profissional dos gestores escolares de instituições de educação infantil.

Diretrizes para educação integral e territórios educativos
Elaboração de diretrizes para implementação de política de educação integral, na perspectiva dos territórios educativos: orientação para elaboração de matriz curricular; diagnóstico dos potenciais educativos contexto escolar (agentes, dinâmicas, saberes e lugares); territorialização da rede de ensino em territórios educativos, com foco do fomento à colaboração entre as unidades escolares que atendem a mesma demanda; engajamento e escuta da comunidade; elaboração de minuta para legislação.

Diagnóstico de desigualdades de aprendizagem e gestão da equidade
Elaboração de diretrizes para Gestão da Equidade. Assessoria para elaboração de diretrizes e normativas para: Equidade – diagnóstico, leitura de indicadores educacionais e elaboração de estratégias para redução das desigualdades educacionais; implementação das Leis 10.639/2004 e 11.645/2008. Atendimento Educacional Especializado (AEE), com orientação sobre os Pareceres n. 50 e 51/2023;

Monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs)
Até o ano de 2025, os municípios deverão monitorar as metas dos seus PMEs, gerando insumos para o debate e a produção de diretrizes e textos-base para a construção do novo PME, para os próximos 10 anos. Com 10 dos municípios da Amvapa, a Cocreare tem auxiliado: (1) na leitura e análise dos PMEs, realizando o estudo do alinhamento entre as metas municipais e as metas do Plano Nacional de Educação; (2) na orientação para elaboração de Notas Técnicas; (3) na elaboração de relatórios de avaliação, em linha com o Plano de Ação Articulas (PAR-4).
Fotos e vídeos do evento de abertura da formação PPP Vivo, em Taquarituba