top of page
Captura de Tela 2024-11-07 às 08.33.50.png

Projeto Político-Pedagógico Vivo

Consórcio Intermunicipal Amvapa Educa, Cocreare e o parceiro técnico Ipcic, juntos, formando Cidades Educadora

Durante o ano de 2024, a Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa Educa) estabeleceu uma parceria técnica com a Cocreare, para a execução de projeto de formação e assessoria educacional "Projeto Político-Pedagógico Vivo" (PPP Vivo).

10 municípios do Alto Vale, por intermédio de seus Secretários de Educação, aderiram a ação regional: Arandú, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Cerqueira César, Iaras, Itaí, Pirajú, Sarutaiá, Taguaí e Taquarituba. O projeto colaborativo intermunicipal viabilizou a formação e assessoria dos gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) de 76 escolas das Redes Municipais de Ensino revisarem seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e promoverem o desenvolvimento das competências da BNC-Diretor (Parecer n.4/2021) e revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). Além disso, o projeto também envolveu  o monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) dos municípios, com alinhamento e revisão de metas institucionais

O projeto teve início em 23 de novembro de 2023 e foi finalizado em 05 de novembro de 2025. 

Municípios do Consórcio Amvapa

Mapa dos municípios do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema, com destaque para os participantes do Projeto PPP Vivo. 2024.

Sobre o Projeto PPP Vivo

A Formação Continuada é baseada no aprendizado pela ação, no qual os participantes elaboram e/ou revisam os projetos político-pedagógicos das escolas por etapas, ao longo dos módulos do curso. 

Durante o processo, as escolas das Redes Municipais são organizadas em territórios educativos e assessoradas para alinhar sua proposta pedagógica à BNCC, aos princípios e valores dos Direitos Humanos, Gestão Democrática e da educação integral. São realizadas atividades de escuta ativa com as comunidades escolar e local e incentiva a participação ativa de todos os segmentos. Os conselhos escolares, grêmios estudantis e conselhos mirins são engajados no processo, sendo chamados à colaborarem com o planejamento escolar.

Objetivos da Formação PPP Vivo

Objetivos da Formação PPP Vivo

Pilares da Formação PPP Vivo

Educar em suas múltiplas formas
Cidade como espaço de aprendizagem
Escola transformadora e colaborativa
Foco na aprendizagem do aluno

Inovação: metodologias ativas e acompanhamento das atividades práticas por tutores

Com uma equipe formada por educadores e especialistas em políticas públicas em parceria com o Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais (Ipcic), a Cocreare coordenou um projeto com aulas na modalidade on-line síncronas, presenciais e atividades práticas assíncronas. Entre as oficinas, os gestores escolares foram acompanhados por especialistas, tutores e mentores que orientaram o desenvolvimento de atividades práticas, a partir de material didático especialmente pensado para auxiliar na gestão e planejamento da escola.

Captura de Tela 2024-11-06 às 18.15.59.png

Lilian Rosa

Captura de Tela 2024-11-06 às 18.16.21.png

Alícia Freijo

Captura de Tela 2024-11-06 às 18.20.31.png

Helena Rosa

Facilitadores e tutores da Formação PPP Vivo

Captura de Tela 2024-11-06 às 18.17.20.png
Captura de Tela 2024-11-06 às 18.17.47.png

Sandra Molina

Marlene Trivellato

Captura de Tela 2024-11-06 às 18.18.11.png

Maurício Martins

Captura de Tela 2024-11-06 às 18.21.05.png

Adriana Silva

Captura de Tela 2024-11-07 às 13.56_edit

Parceria com o Ipcic | Portal C para formar uma equipe formadora especializada em políticas públicas, planejamento estratégico e educação.
Acesse aqui para conhecer o Ipcic

Uso de tecnologias para facilitação das aulas on-line

Árvore de Problemas no Miro: nas aulas on-line, a formação proporcionou interação e atividades práticas de resolução de problemas reais das escolas do Alto Vale do Paranapanema. No exemplo, abaixo, o exercício foi do estudo das causas-raiz de um dos problemas enfrentados na região: Fragilidade na relação família-escola-comunidade. Com a técnica "Arvore de Problemas" e a ferramenta Miro, os gestores escolares discutiram e construíram coletivamente o escopo das múltiplas causas e consequências do problema identificado. Ao final, discutiram planos de intervenção para busca de soluções.

Árvore de Problemas
Exercício de árvore de problemas com municípios da Amvapa, sobre fragilidade da relação família-escola

Assistas a duas aulas sobre gestão de problemas ministradas na Formação PPP Vivo

Exercício de Priorização com matriz GUT no Mentimenter: outro exercício prático realizado de maneira coletiva pelos gestores escolares dos 10 municípios, durante as aulas on-line foi técnica de Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). Usando a plataforma Mentimenter, os participantes interagiram e praticaram como definir prioridades na escola.

A partir dos principais problemas identificados nos diagnósticos realizados pelos gestores, discutiu-se aqueles que mais impactavam negativamente na aprendizagem dos alunos.

Matriz GUT no Mentimenter, com municípios da Amvapa

Imagem da plataforma Mentimenter. Facilitação de oficina de priorização de problemas na educação pública municipal, com matriz GUT. 2024.

Desenvolvimento profissional do gestor escolar: BNC do diretor

Toda a formação foi estruturada com objetivos de aprendizagem alinhados ao desenvolvimento das competências e habilidades esperados para o gestor escolar, de acordo com o Parecer n.4/2022 (BNC - Diretor Escolar). Planejamento, técnicas de engajamento, escuta ativa, diagnóstico, gestão por evidências, análise de dados educacionais, priorização de problemas, construção de metas e estratégias, monitoramento e avaliação foram algumas das metodologias e ferramentas trabalhadas. O curso foco no desenvolvimento profissional da dupla gestora: diretores e coordenadores pedagógicos.

Keli Machado, Secretária de Sarutaiá e diretores do município. Trabalho com territórios educativos.png

Keli Machado, Secretária de Educação de Sarutaiá, SP, e os diretores da Rede Municipal aprendem técnicas para diagnosticar os potenciais educativos do território para implementação no currículo. 2024.

Fala, Gestor Escolar!

Captura de Tela 2024-11-07 às 08.50_edit

"O curso foi de suma importância para desenvolver o conhecimento dos gestores em diversos quesitos, principalmente acerca das suas funções e responsabilidades."

Larissa Franciele M. Bérgamo. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Delmira Teresina Villa Gobbo, Taguaí, SP.

"Enquanto coordenadora pedagógica me especializei muito com esse curso ampliei minha visão de gestão e pude auxiliar minha diretora em todos os outros aspectos".

Priscila Ferreira dos Santos Rebequi, Coordenadora Pedagógica em Pirajú, SP.

"Foi muito bom participar da formação e elaboração do PPP, pois houve crescimento e aperfeiçoamento na aprendizagem. Gratidão!​"

 

Rosangela Monteiro, Diretora Escolar do CEI Monteiro Lobato, Itaí, SP.

Participação democrática e colaboração: estratégia de construção coletiva dos PPPs nas Redes Municipais de Ensino

Desde o primeiro dia da formação com os municípios da Câmara Técnica de Educação do Consórcio Amvapa, ocorrida  no dia 08 de março de 2024, houve o incentivo para o trabalho colaborativo entre as escolas das Redes Municipais. A cooperação ocorreu tanto entre os Dirigentes Municipais de Educação, que colaboraram e trocaram experiências na construção das diretrizes para as propostas pedagógicas das escolas, como entre as Unidades Escolares de cada município, que trabalharam juntas.

Assista ao vídeo da primeira oficinal presencial da Formação PPP Vivo, ocorrida no município de Taquarituba, SP, no dia 8 de março de 2024.

Territórios Educativos: colaboração entre as escolas

As Redes Municipais de Educação dos 10 municípios foram territorializadas. As unidades escolares foram organizadas em territórios educativos, agrupadas por atendimento à demanda, proximidade geográfica e características da comunidade. Cada território educativo formado por um determinado grupo de escolas, foi orientado e incentiva a diagnosticar coletivamente o entorno das escolas e pensar estratégias conjuntas de atendimento às necessidades da comunidade.

​Reunidos em grupos, os diretores escolares e coordenadores pedagógicos das unidades escolares do território, trabalharam juntos, mapeando os potenciais educativos que integrariam as práticas pedagógicas (saberes, dinâmicas, lugares e agentes). Para isso, fui utilizada a ferramenta Google Earth com auxílio no registro e visualização dos potenciais identificados.

Grupos de trabalho de Territórios Educativos com Diretores Escolares dos municípios do Alto Vale do Paranapanema
Piraju.png

Do lado esquerdo: Grupos de trabalho - Diretores e coordenadores dos territórios educativos com escolas de diferentes etapas e modalidades, mas que atendem o mesmo território, trabalhando com os mapas do território para identificação dos potenciais educativos. Do lado direito: mapa do Google Earth do Município de Pirajú, SP.. Cada município trabalhou com um mapa, com a localização das unidades escolares, a partir disto, foram localizados os agentes, saberes, dinâmicas e lugares no entorno das unidades. Cocreare, 2024.

Diretores do município de Taquarituba trabalhando juntos com demandas do território

Durante todo o período de formação, os diretores escolares de cada um dos territórios educativos foram incentivados a se reunirem para debaterem problemas e demandas comuns da comunidade.

​Na foto, os diretores de um territórios educativos de Taquarituba realizam encontro para o mapeamento dos saberes, dinâmicas, lugares e agentes, para pensarem estratégias conjuntas para os PPPs das escolas.

Na foto: Diretores Eduardo, Denise, Ana Lúcia e Marisa, das EMEI Flávia Grassieli, EM Maria Esther de Paschoal, EM Maria de Lourdes Medeiros Rolim, EM Jacyra Lopes Rodrigues. Taquarituba, 2024.

Captura de Tela 2024-11-07 às 21.35.24.png

Para impulsionar a colaboração entre as escolas, os tutores organizaram encontros entre os diretores escolares de um mesmo território, para discutir metas conjuntas para colaboração entre as unidades escolares.

Na foto: Diretores Vania, Elza e Elizete, de um dos territórios educativos de Cerqueira César discutem a Missão e as Metas conjuntas, mediados pela profa. Sandra Rita Molina., 2024.

Participação dos Conselhos Escolares

Com assessoria técnica da Cocreare, as unidades escolares do território atuaram para implantar seus Conselhos Escolares (aquelas que ainda não tinham o órgão), ou reorganizar e ativar a participação dos conselheiros. Os membros não apenas tomaram conhecimento da revisão dos PPPs, mas participaram ativamente em sua elaboração,  sob a coordenação da gestão escolar das escolas.​​

Na foto: Membros do Conselho Escolar do Centro de Educação Infantil José Gonçalves de Sousa, de Itaí, se reúne para debater o PPP. 2024 [ Foto enviada pela gestão escolar]

Conselho Escolar da EMEI José Gonçalves, Itaí, SP, discute o PPP.

Engajamento dos Professores

As escolas engajaram os docentes realizando HTPC coletivos. A participação dos professores na construção do PPP é uma exigência prevista na LBD, mas, acima de tudo, é uma condição para a implementação efetiva da gestão democrática, valorização docente e melhoria do clima escolar.

HTPC Professores discutem PPP Vivo.
HTPC - Professores debatem PPP Vivo.png

Nas fotos, escolas do Município de Itaí. Professores discutem coletivamente em HTPC, a construção do PPP da unidade escolar. O engajamento dos docentes gerou frutos. De uma maneira geral, os gestores escolares dos municípios relataram uma melhoria significativa da participação e motivação com melhoria do clima escolar. À esquerda, Centro de Educação Infantil Prof. José Gonçalves de Sousa, Itaí, SP. 2024 [fotos enviadas pelos gestores escolares]

Participação da família na revisão dos PPPs e Projetos da Escola

Educação de qualidade social é dever do Estado e da Família, que devem atuar conjuntamente para garantir aprendizagem e bem-estar para as crianças e adolescentes. Para garantir este princípio, os diretores escolares das escolas participantes do projeto foram motivados a realizar Escuta ativa com todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis. 

Encontro de Pais em Itaí.png

Reunião com pais da Escola Maria Angelina Tannus, de Itaí, discutindo Projeto que está sendo implementado e inserido no PPP. 2024. [fotos enviadas pelos diretor escolar]

Captura de Tela 2024-11-07 às 08.50_edit

Fala, Gestor Escolar!

"A participação dos professores na elaboração do PPP e proximidade das famílias devido a um projeto inspirado pelo PPP."

Diretora Escolar da EMEI Prof Angelina Maria de Almeida Tannus, Itaí, SP.

"[Melhorou positivamente] Principalmente a participação e engajamento dos Professores e famílias". 

Diretora Escolar da EM Jacyra Lopes Rodrigues, de Taquarituba, SP.

Escuta e participação de quem mais importa: os alunos

Os Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos realizaram escuta ativa com os Grêmios Estudantis (Fundamental II) e representantes de alunos. Na educação infantil, as escolas, como a EMEI Maria Aparecida Barros Maluli, de Pirajú, optaram por engajar os alunos da educação infantil organizando o Conselho Mirim e levantando as suas expectativas e sonhos para a escola. Nas escolas onde não foi implantado o Conselho, as crianças pequenas e bem pequenas foram ouvidas com o auxílio do professor.

Captura de Tela 2024-11-07 às 08.50_edit

Fala, Gestor Escolar!

"A Formação PPP Vivo consolidou o significado de Gestão Democrática em nossa Unidade Escolar. O diálogo, a parceria entre equipe escolar, Conselho Mirim, Conselho de Escola, APM, grupo de pais no WhatsApp, Departamento de Educação, troca de experiências entre escolas do Território Educativo... foram vivências que com certeza mudaram o jeito de ser, de fazer e refletir para que a identidade da escola permaneça Viva, Ativa e siga proporcionando igualdade, equidade, alegria, brincadeiras, interações e desenvolvimento integral para nossas pequenas cidadãs."

Maria Inês Rufatto da Silva, Diretora Escolar da EMEI Maria Aparecida Maluli, Piraju, SP.

Conselho Mirim da EMEI Mara Ap. Barros discute o PPP Vivo
Conselho Mirim de Pirajú.png
Captura de Tela 2024-11-07 às 10.37.06.png

Nas fotos, a Diretora Maria Inês R. da Silva, da EMEI Maria Aparecida Barros, de Pirajú, fala com os alunos que compõe o Conselho Mirim. Durante a escuta, ela incentivou os alunos a registrarem as suas demandas, necessidades. Uma das perguntas foi: Qual a escola dos seus sonhos. No final, os resultados da escuta foram integrados à proposta pedagógica da escola. 2024. [Fotos enviadas pela diretora e autorizado o uso]. 

Captura de Tela 2024-11-07 às 08.50_edit

Com a palavra, os(as) Secretários(as) da Educação

Sirlene Garrote | Dirigente Municipal de Educação de Pirajú, SP | 2024

Captura de Tela 2024-11-08 às 10_edited.jpg

"A formação do PPP Vivo foi um marco na Rede trazendo, principalmente a consciência da importância do documento para uma gestão realmente democrática".

Lenita Bérgamo | Secretária Municipal de Educação de Taguaí, SP | 2024

Captura de Tela 2024-11-08 às 11.20_edit

"A formação recebida para a construção do PPP vivo no município de Taguaí refletiu na ampliação da participação comunitária no processo educativo, fortalecendo o vínculo entre escola, alunos e famílias, e promovendo uma abordagem pedagógica mais integrada e alinhada às necessidades locais".

Captura de Tela 2024-11-08 às 11.23_edit

Solange Ap. Mendonça Leite | Secretária Municipal de Educação de Arandu, SP | 2024

"A construção do PPP Vivo, nos possibilitou reorganizar a estrada educacional, contribuiu para que a educação de nosso município tivesse sinalização em seu percurso, pontos de avaliações, planejamento, metas estratégias que nos informam e responde, "onde, como, porque" . Possibilitou uma rede de informações construída por todos os pares educativos, temos uma ferramenta que contém uma bussola e que se permite ser repensada o tempo todo. Ela não indica o norte, mas o possível! Que se refaz todos os dias".

Captura de Tela 2024-11-08 às 13.20.32.png

Dulcinéia de Oliveira Monteiro | Secretária de Educação de Itaí, SP | 2024

Equipe Cocreare: para o município de Itaí, Secretaria Municipal da Educação e Gestores Municipais e Conveniados, a Capacitação do Projeto PPP Vivo, foi "sementinha que germinará e transformará nossos trabalhos em cada Unidade Escolar", contribuindo para uma Educação Transformadora, fortalecendo nossos Saberes e multiplicando nossos Conhecimentos!

Gratidão Lilian, Alícia, Helena, Sandra, Marlene e Maurício!

PHOTO-2024-11-08-13-58-31.jpg

Fernando H. Pereira | Secretário Municipal de Educação de Barão de Antonina SP | 2024

"Como eternos Professores, há necessidade de buscar sempre o conhecimento e meios estratégicos, e a parceria com o COCREARE, com as formações pode reviver todos as emoções de aprender e atualizar o Projeto Político Pedagógico de nossas Escolas, hoje temos outra cara, atualizada!".

Captura de Tela 2024-11-08 às 11.34.10.png

Keli F. da Silva Miron Machado | Dirigente Municipal de Educação de Sarutaiá, SP | 2024

"A formação do PPP Vivo excedeu todas as nossas expectativas. A Cocreare foi espetacular com uma gama de conhecimentos disponibilizados. A equipe profissional é expert no assunto, com alto grau de conhecimento. Foi maravilhoso, e fomos muito bem orientados. Vamos colher os frutos em breve da forma da formação em nossa Rede Municipal de Ensino. A palavra é gratidão."

Ao final do projeto foi realizada uma pesquisa de satisfação e de avaliação do alcance dos objetivos de aprendizagem e dos impactos na unidade escolar.  A pesquisa revelou uma avaliação muito positiva, com a maioria dos 73 respondentes destacando melhorias significativas na participação da comunidade escolar, nas práticas de gestão e planejamento , além de um aumento do engajamento de conselhos escolares e na organização interna, por parte dos segmentos da comunidade. Os gestores atribuíram uma média de 5 estrelas à formação, tutoria e assessoria, apontando uma percepção positiva em relação ao conteúdo, metodologia e suporte oferecido.

Palavras que os diretores escolares apontaram como mais significativas no Projeto PPP Vivo.jpg

Nuvem de palavras geradas a partir dos pontos mais relevantes indicados pelos participantes da Formação PPP Vivo.

Avaliação do Projeto PPP Vivo pelos participantes

Fala, Gestor Escolar!

"Foi uma experiência muito valiosa, a formação ajudou muito, sozinhas jamais teríamos concluído um PPP tão completo e ativo!"

Relato da Diretora Escolar do EMEI Margarida Alher Goes, do município de Sarutaiá, SP.​​

Captura de Tela 2024-11-07 às 08.50_edit
PPP Vivo Amvapa Educa em números
Impactos positivos nas escolas após a implementação do Projeto PPP Vivo.png

Outras ações que a Cocreare assessorou os municípios durante a realização do Projeto PPP Vivo

A assessoria dos consultores da Cocreare aos municípios inclui orientações técnicas e acompanhamento em: Monitorando e avaliando os resultados dos Planos Municipais de Educação (PME); atualização ou elaboração de diretrizes para educação integral e territórios educativos; implementação de política de Educação Inclusiva (incluindo diretrizes para equidade e redução das desigualdades educacionais - Leis 10.639/2004 e 11.645/2008)  e atendimento educacional especializado (AEE); regulamentação de Conselhos e Grêmios Estudantis, implementação de Sistema Municipal de Educação.

Planejamento Escolar.png

Formação Continuada PPP Vivo

Entre março e setembro de 2024, os gestores escolares de 76 unidades das Redes Municipais de Ensino dos 10 municípios participantes do projeto, participam de aulas presenciais e on-line sobre planejamento escolar. Entre as oficinas, recebem orientação de tutores especializados para elaboração das atividades de revisão do Projeto Político-Pedagógico, tais como: diagnóstico de aprendizagens, leitura e interpretação de indicadores educacionais e elaboração de estratégias; gestão da equidade; gestão por evidências; aplicação dos princípios da BNCC, Direitos Humanos, Gestão Democrática e Educação Integral na gestão escolar e práticas pedagógicas; elaboração de plano de ação e de gestão escolar; monitoramento e avaliação.

Gestão Democrática.png

Implementação e/ou consolidação da Gestão Democrática na Escola

Assessoria e formação continuada para implementação de Conselhos Escolares, Grêmios Estudantis e Conselhos Mirins, com orientação de como engajar estes órgãos na revisão do Projeto Político-Pedagógico.

 

Os gestores escolares refletiram e aprenderam a usar instrumentos práticos para realizar diagnóstico e escuta com a comunidade escolar. Implementação de estratégias de organização dos horários de trabalho coletivo docente.

Educação Infantil.png

Indicadores e parâmetros de qualidade na Educação Infantil

Formação e assessoria para diagnóstico e análise de indicadores de qualidade na educação infantil; elaboração de diretrizes; aplicação dos princípios da educação de qualidade na educação infantil; estabelecimento de rotinas alinhadas à BNCC e às diretrizes nacionais para Educação Infantil; desenvolvimento profissional dos gestores escolares de instituições de educação infantil.

Educação Integral Território educativo.png

Diretrizes para educação integral e territórios educativos

Elaboração de diretrizes para implementação de política de educação integral, na perspectiva dos territórios educativos: orientação para elaboração de matriz curricular; diagnóstico dos potenciais educativos contexto escolar (agentes, dinâmicas, saberes e lugares); territorialização da rede de ensino em territórios educativos, com foco do fomento à colaboração entre as unidades escolares que atendem a mesma demanda; engajamento e escuta da comunidade; elaboração de minuta para legislação.

Gestão da Equidade.png

Diagnóstico de desigualdades de aprendizagem e gestão da equidade

Elaboração de diretrizes para Gestão da Equidade. Assessoria para elaboração de diretrizes e normativas para: Equidade – diagnóstico, leitura de indicadores educacionais e elaboração de estratégias para redução das desigualdades educacionais; implementação das Leis 10.639/2004 e 11.645/2008. Atendimento Educacional Especializado (AEE), com orientação sobre os Pareceres n. 50 e 51/2023;

PME-Amvapa Educa.png

Monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs)

Até o ano de 2025, os municípios deverão monitorar as metas dos seus PMEs, gerando insumos para o debate e a produção de diretrizes e textos-base para a construção do novo PME, para os próximos 10 anos. Com 10 dos municípios da Amvapa, a Cocreare tem auxiliado: (1) na leitura e análise dos PMEs, realizando o estudo do alinhamento entre as metas municipais e as metas do Plano Nacional de Educação; (2) na orientação para elaboração de Notas Técnicas; (3) na elaboração de relatórios de avaliação, em linha com o Plano de Ação Articulas (PAR-4).

Fotos e vídeos do evento de abertura da formação PPP Vivo, em Taquarituba

bottom of page